Trailer    Médio Tejo   O Filme    A opinião dos alunos

AE SARDOAL VISITA FINLÂNDIA   O Agrupamento de Escolas de Sardoal visitou recentemente a escola Kauhajoen Lukio em kauhajoki (Finlândia)  no âmbito do programa de mobilidades  Erasmus+, cujo objetivo principal foi o de reforçar a dimensão europeia da aprendizagem entre as escola participantes. A visita decorreu entre 29 da abril e 6 de maio último, inserida no projeto “Sustainable future: North meets South” e contou com a presença das escolas AE Sardoal, (Portugal) da escola IIS Giovanni Cena de Turim (Itália) e claro, da escola afitriã de Kauhajoen Lukio (Finlândia). Da comitiva portuguesa fizeram parte 2 professores e 6 alunos, todos do ensino secundário, tendo os alunos ficado alojados em famílias de acolhimento de alunos locais.

Do programa de atividades fizeram parte, workshops temáticos, visita à escola anfitriã e observação de aulas, passeios diversos na natureza e cidades próximas, atividades desportivas e culturais, sauna e banho gelado. Na cidade de kauhajoki, a comitiva Erasmus+ foi recebida na Câmara Municipal, pelo seu presidente, visitou a Igreja Luterana e o centro cultural, residência secreta do governo finlandês em 1939, quando este teve de fugir da invasão russa. Destaque para as visitas a Helsínquia, Vaasa e a aldeia piscatória de  Svedjehamn, no arquipélago de Kvarken (mar Báltico), Património Mundial da Humanidade.

Paralelamente, a visita serviu ainda para conhecer o sistema educativo finlandês,  promover a inclusão e a diversidade, a sustentabilidade ambiental e a partilha de boas práticas no âmbito do ensino e desenvolvimento escolar.

A viagem representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos os participantes, um salto qualitativo no crescimento pessoal e profissional dos alunos e onde predominou o clima de cooperação e amizade entre todos.