A atuação num incêndio em contexto escolar é um aspeto de enorme importância no que concerne à manutenção das condições de segurança de todos os intervenientes da comunidade  escolar, nomeadamente pessoal docente, não docente e alunos.

O manuseamento de um extintor é algo que deveria ser do conhecimento de todos, uma vez que  a sua correta utilização pode evitar uma catástrofe e até salvar vidas. Neste contexto os formandos do curso profissional de Proteção Civil, sob orientação das professoras Isabel Costa e Susana Gato, realizaram no dia 10 de dezembro, pelas 14:30, um workshop intitulado: “Funcionamento de extintores em contexto escolar”.

Foi perante uma plateia atenta, que os formandos transmitiram os seus conhecimentos teóricos e práticos sobre esta temática, vendo no final reconhecida a sua intervenção como uma mais valia, para a comunidade educativa. Tendo em conta o sucesso desta ação foi lançado o repto, no sentido de desenvolverem futuramente outras temáticas de interesse para a segurança em meio escolar.

Os formandos agradecem de uma forma especial a colaboração da Direção do Agrupamento de Escolas de Sardoal e da corporação dos Bombeiros Municipais do Sardoal.

Concurso Valnor “Postal Reciclado é Postal Enviado” 1º CEB

MAGUSTO

“Castanhas, castanhas

Assadinhas com sal.

Quentinhas, quentinhas,

Que não te façam mal.”

…foi assim que, no passado dia 11 de novembro, se festejou o Dia de S. Martinho em todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Sardoal!

Apesar das condições atmosféricas menos favoráveis (…a chuva ofuscou o “Verão de S. Martinho”!!) e dando cumprimento à tradição que já se repete há muitos anos, miúdos e graúdos passaram uma tarde de convívio bem passada, com sabor a castanhas assadas no lume da caruma do pinheiro. As castanhas para o magusto foram uma gentil oferta das Juntas de Freguesia do concelho de Sardoal.

Visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros Municipais de Sardoal pela turma B,

do 10ºAno do Curso Profissional Técnico de Proteção Civil, no dia 5 novembro 2014.