Abraços Grátis 2019 – “Espetacular”, “Inesquecível”, “Mágico”, “Fabuloso”, “Incrivel e Gratificante”, entre outros, foi assim que alguns eTwinners do Agrupamento de Escolas de Sardoal, classificaram a visita solidária a Leiria, que ocorreu ontem, 21 de dezembro. Com efeito, consideramos que a atividade cumpriu todos os seus objetivos, excedeu largamente as expetativas iniciais e talvez tenha sido uma das atividades mais bem sucedidas dos últimos anos. Mas vamos aos pormenores:

Depois de muitas incertezas relativas ao estado do tempo, a comitiva de 37 pessoas (32 alunos + 5 professores) munida de muita solidariedade, amor, afetos e espírito natalício, lá partiu do Sardoal, às 9h da manhã e rumou a Leiria apenas com uma paragem “técnica” na área de serviço de Leiria.
A manhã um pouco chuvosa, foi preenchida com a visita ao Mercado Municipal de Leiria, muito animado por sinal e onde a comitiva foi muito bem recebida pela população local. Contudo, o início foi um pouco díficil como já seria de esperar. Mas logo logo, um sorriso, uma palavra de conforto, um carinho, uma atenção, um abraço, enfim…, pequenos gestos que podem fazer toda a diferença no dia a dia de cada um, contagiaram os Lerienses que nos que receberam de braços abertos. Uma onda de solidariedade aqueceu aqueles corações e transformaram aquele dia tristonho, num dia diferente, muito especial.
O almoço decorreu no Centro Comercial Leria shopping e fez a delicia de todos. Depois do almoço, como se de um milagre de natal se tratasse, desapareceu a chuva e o sol brilhou no céu azul para grande satisfação de toda a comitiva.
De tarde, a atividade foi realizada na Cidade Natal de Leiria, localizada no centro histórico e onde os alunos tiveram oportunidade de voltar a “espalhar magia” pelos visitantes e habitantes locais. Tempo ainda para os alunos se divertirem nas diversas atrações de natal presentes na Cidade Natal.
Um grande obrigado a todos os eTwinners por este exemplo de solidariedade criativa, assim como às professoras Élia Gato, Jacqueline Almeida e Maria João Sousa, pela preciosa colaboração. Para a Maria João e para a sua “mágica” máquina fotográfica, um duplo agradecimento, pela fantástica reportagem fotográfica, pela sua sensibilidade e veia de artista, capaz de captar o melhor de cada momento, só ao alcance dos verdadeiros predestinados. Boas Festas para todos e Feliz Natal.