O Dia Internacional da Biodiversidade, proclamado pelas Nações Unidas a 22 maio 1992, visa alertar a população mundial para a urgência e importância da preservação da diversidade biológica na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas naturais e na sobrevivência das espécies.

O Agrupamento de Escolas de Sardoal quis associar-se a esta comemoração dinamizando, com uma turma de alunos do 9º ano, uma atividade de construção de hotéis de insetos.

Pode não parecer, mas estes pequenos seres vivos desempenham várias funções vitais no meio ambiente… e estão seriamente ameaçados! Um dos seus papéis mais importantes é a polinização. Abelhas, borboletas e outros insetos polinizadores são responsáveis pela reprodução de aproximadamente 75% das plantas com flor e 35% das culturas agrícolas em todo o mundo. Sem eles, muitos dos alimentos que consumimos diariamente, como frutas e verduras, seriam escassos!

Os hotéis construídos e colocados no recinto escolar vão-nos permitir observar e estudar os insetos com uma maior proximidade. Para além disso, estas construções vão oferecer-lhes um local para hibernação durante o inverno e um local de reprodução durante o verão. Em troca, estamos certos de que eles irão dar-nos uma ajuda com a polinização e com o controle de
algumas pragas que afetam as plantas da horta e dos jardins da escola!