O Agrupamento de Escolas de Sardoal recebeu o Prémio ANAM 2024 (Associação Nacional de Assembleias Municipais), na categoria “Prémio trabalhos de âmbito escolar” e ainda uma prestação pecuniária no montante de 500€ pelo Projeto “E Tu? Votas?” . 👏👏👏

O prémio foi entregue no passado dia 17 de maio em Barcelos, durante a comemoração do 8º aniversário da Associação Nacional de Assembleias Municipais e IV Congresso Nacional desta associação. Recorde-se que a ANAM promove habitualmente um concurso anual nacional onde são privilegiados trabalhos ou atitudes originais que contenham um contributo relevante para o desenvolvimento e promoção da cidadania e participação democrática no seio da comunidade escolar e local.

O Projeto “E Tu? Votas?” é um projeto desenvolvido pelo AES, no âmbito das atividades da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, que tem como objetivo a promoção da cidadania ativa, da democracia participativa através do apelo do direito ao voto. Todas as atividades foram dinamizadas pelos alunos embaixadores juniores, no âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento e executadas na nossa escola e no nosso concelho, e incluíram, entre outras, campanhas de sensibilização em locais da vila de Sardoal, nas redes sociais e sítio da escola.

As atividades deste projeto foram ainda realizadas em parceria com outros projetos existentes na escola, como o Erasmus+ e o Parlamento dos Jovens, tendo o mesmo sido selecionado para integrar o catálogo das Boas Práticas da Participação Democrática no seguimento da sua apresentação na Conferência: Democracia “Juventude em Ação” realizada a 6 de dezembro da Fundação Calouste Gulbenkian. ✔😃