Calendário Escolar:

O 3.º período iniciou-se a 14 de abril, como previsto, sendo a sua conclusão alargada até 26 de junho, com o objetivo de permitir aos alunos e professores um ritmo mais tranquilo e tempo para as devidas adequações a um regime com o qual a larga maioria não estava familiarizada.

Planificação do Trabalho a Desenvolver com as turmas:

• A plataforma Google classroom constituirá a sala de aula de cada uma das turmas ao longo deste terceiro período. Será aqui que os professores irão indicar as tarefas a serem realizadas pelos alunos, bem como a sua correção e o repetivo feedback.
  • A planificação quinzenal será disponibilizada aos alunos, e respetivos Encarregados de Educação, pelos PTT/ DT, através de correio eletrónico. Esta informação estará igualmente disponível na página eletrónica do AES.
  • As atividades planificadas podem incluir, para além de consolidação de conhecimentos, o desenvolvimento de novas aprendizagens.

Conteúdos televisivos

• Irão ser difundidos, diariamente, conteúdos televisivos via TDT para a Educação Pré-escolar e para os vários ciclos do Ensino Básico.
  • #EstudoEmCasa é o nome do espaço que vai ocupar a grelha televisiva das 09h00 às 17h50, com conteúdos organizados para diferentes anos de escolaridade. Os conteúdos pedagógicos temáticos apresentados na televisão contemplam conteúdos que fazem parte das aprendizagens essenciais do 1.º ao 9.º anos, agrupados por: 1.º e 2.º anos, 3.º e 4.º anos, 5º e 6.º anos, 7.º e 8.º anos e 9.º ano. Passarão a ser transmitidos na RTP Memória, para o ensino básico, e na RTP2, para a Educação Pré-escolar, a partir do dia 20 de abril.
  • É importante ter em consideração que os conteúdos televisivos são apenas mais um recurso, a par dos recursos digitais já existentes, a ser contemplado na planificação quinzenal, por forma a complementar o trabalho dos professores com os seus alunos. Os professores mantêm a função fundamental de planear e promover as aprendizagens, recomendando os conteúdos mais ajustados aos seus alunos, indicando trabalhos a realizar, esclarecendo dúvidas e avaliando os trabalhos.

Avaliação das Aprendizagens:

• A avaliação deve centrar-se em ajudar os alunos a aprender melhor, dando-lhes um feedback de qualidade, o que permitirá aos alunos e aos professores regularem a aprendizagem e o ensino.
  • As classificações a atribuir em cada disciplina, têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3º período, no âmbito do Plano E@D, sem prejuízo do juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.
  • Os alunos devem enviar os trabalhos realizados, nos termos e prazos acordados com cada docente, devendo estes garantir o registo de evidências para efeitos da avaliação sumativa final.
  • A classificação final, no 9º ano, em cada uma das disciplinas, corresponde à nota interna do 3º período.
  • Nos 11º e 12º anos, a nota do exame não releva para a classificação interna. A classificação final corresponde, portanto, à nota interna do 3º período.

Exames Nacionais:

• Os alunos que não pretendem prosseguir estudos, não necessitam de realizar os Exames Nacionais para obterem a certificação do Ensino Secundário.
  • Cada aluno só realiza o(s) exame(s) nas disciplinas que eleja como prova(s) de ingresso no ensino superior, e a nota obtida só releva para este efeito, não contando para a avaliação da(s) disciplina(s) do ensino secundário.
  • É prorrogado o prazo de inscrição até ao dia 11 de maio.
  • Este é o prazo que deve ser considerado, também, para que os alunos alterem, sempre que necessário, as inscrições nos Exames Nacionais que já tenham sido efetuadas. Nestas situações, os alunos devem enviar, por correio eletrónico, o Boletim de Inscrição que se encontra na página do AES, para o endereço inscricoesexames@escolasardoal.com.
  • As provas são realizadas com itens facultativos. Os alunos podem escolher itens a que não respondem, de entre os que incidem sobre conteúdos específicos.

Calendarização dos Exames Nacionais

• A primeira fase dos exames nacionais realiza-se entre 6 e 23 de julho.
  • A segunda fase dos exames nacionais realiza-se entre 01 e 07 de setembro.

Cuidados a ter na utilização das Plataformas Digitais

• Não partilhar informações pessoais (morada, contactos, fotos, etc…).
  • Atualizar, com regularidade, o software que se está a utilizar.
  • Ligar o microfone e a webcam apenas quando for estritamente necessário e desligá-los logo após a sua utilização, acedendo-se novamente às configurações de privacidade do PC.

Sardoal, 14 de abril de 2020

A Diretora