No âmbito da atribuição ao nosso Agrupamento do Selo Escola Pelo Bem-Estar Digital 2023, vimos partilhar com a comunidade escolar o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de 3 anos de Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), na área da prevenção dos comportamentos de risco na utilização da internet, redes sociais e tecnologias digitais.
Em 2020.2021 foi construído, nas sessões dinamizadas com os alunos, um Manual que os incentiva e dá a conhecer diversas formas de utilizar esta ferramenta de forma saudável e com proteção. Ao longo deste ano, foram abordados os riscos e os comportamentos preventivos a ter.
Em 2021.2022 foram abordados temas como o vício e os comportamentos agressivos que podem surgir nas interações online.
Em 2022.2023 foi dedicado às turmas do 6º ano um projeto piloto com duração anual, onde se abordaram temáticas associadas ao impacto da utilização das redes sociais e das tecnologias na vida dos alunos e daqueles que lhes são mais próximos. O resultado deste projeto será uma exposição sobre o tema, na semana do Agrupamento e o planeamento do DIA SEM TELEMÓVEL no agrupamento que tentaremos implementar no próximo ano letivo.
Continuaremos a fornecer todas as ferramentas e informações que forem relevantes para que os nossos alunos possam crescer conscientes de como os seus comportamentos podem afetar o seu desenvolvimento, as suas interações e as suas emoções.
@agarradosanet
#semanadobemestardigital
#semanadobemestardigital2023
Atenciosamente,
Inês Simões (Psicóloga)
Para a Comunidade Escolar,
Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística, 2022), em 2021, 26,6% da população com 16 ou mais anos reportou ter sentido um efeito negativo da pandemia por COVID-19 sobre a sua saúde mental.
Além dos 2 anos que passaram, desde que tivemos de nos adaptar às exigências, restrições e medos provocados pela pandemia, a atualidade não se encontra favorável a mantermos um estado de espírito calmo e confiante. As exigências do contexto escolar, profissional e familiar constituem muitas vezes pressões que nem todas as pessoas conseguem gerir no seu dia-a-dia.
Com carácter preventivo e de proteção para a sua saúde, alertamos para a importância de cuidarmos na nossa saúde mental, olhando para ela como motor de todo o nosso funcionamento. O primeiro passo é saber o que é afinal a saúde mental. Neste esquema, descrevemos de forma simples a importância e influência que ela tem. Só estamos conscientes de que precisamos dela, podemos também adotar comportamentos que a protejam.
Seja amigo(a) da sua Saúde Mental!
Transforme o seu dia e acrescente momentos de pausa do trabalho.
Transforme o seu dia e acrescente momentos para a sua familia ou animais.
Transforme o seu dia e acrescente um ou duas atividades de prazer.
Transforme o seu dia e acrescente um exercicio de relaxamento.
Transforme o seu dia e no final do dia reflita sobre o que de bom ele teve (olhar para as pequenas coisas).
Obrigada pela sua atenção!
Inês Simões (psicóloga)
PNPSE - Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário.
No âmbito do Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário que já se encontra implementado no nosso Agrupamento há 2 anos letivos, consideramos que faz sentido disponibilizar mais uma ferramenta para todos os Encarregados de Educação.
Com as exigências do dia-a-dia, muitos pais ou familiares não conseguem estar tão próximos da comunidade escolar quanto gostariam, ou não conseguem ter acesso a informação relevante e adaptada às dúvidas e dilemas que, naturalmente, possam ir surgindo no decorrer da educação dos filhos. Desta forma até ao final do ano letivo 2021.2022, a psicóloga que se encontra a dinamizar o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, estará disponível para analisar as dúvidas, problemas, dilemas e necessidades que as familias possam ter face aos seus jovens e responder da forma mais adaptada e completa possível.
Reforçamos que este apoio não se trata de um apoio social, mas sim emocional e de gestão de comportamentos. Como tal, todas as temáticas que fujam deste tópico não conseguiram ser devidamente atendidas.
É tão fácil como enviar um e-mail, com tudo o que gostaria de ver esclarecido ou explicado e tentaremos responder e ajudar com a maior brevidade possível.
Até breve.
Psicóloga Inês Simões