3r35tr3
Newsletter nº 6 - julho 2017

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Chegou ao fim a implementação do Plano de Ações de Melhoria, para o presente ano letivo.
Os resultados têm mostrado, até ao momento, progressos significativos em muitas áreas inicialmente identificadas como "fragilidades do Agrupamento", tal como podemos observar no relatório de Acompanhamento da IGEC, de março último.
O presente Relatório Trimestral do 3º Período comprova, igualmente, uma tendência positiva na maioria das atividades implementadas, na medida em que 79% das mesmas foram cumpridas na totalidade.
Paralelamente, está a ser realizado o Diagnóstico do nosso Agrupamento através da aplicação do Modelo CAF (Common Assessment Framework), tendo sido aplicados questionários à comunidade educativa, com a colaboração da empresa Melissa Marmelo & Associados. Prevê-se que os resultados deste processo sejam analisados e divulgados no início do próximo ano letivo.
Até lá, boas férias para todos !
A Equipa de Autoavaliação
 

Sumário
  • Relatório Trimestral (3º Período)
  • Registo
  • Noticias da Educação
 

Relatório Trimestral
→ Relatório Trimestral 3º Período 16.17
 

Registo
Aconteceu → Teve lugar no passado dia 7 de julho, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, um Seminário de Boas Práticas, da responsabilidade da Direção do Agrupamento de Escolas de Sardoal, no âmbito da atividade 7 do PAM 3. O evento contou com a participação de todos os docentes do Agrupamento e teve como convidada especial, a Dra Rosa Santos, formadora requisitada a tempo parcial na Direção Geral da Administração Escolar (DGAE) para exercer funções no âmbito do Plano Nacional de Formação e especialista em Articulação e Supervisão Pedagógica.
.
 

Notícias da Educação
 
 
 

 
!-

-->
Ficha Técnica
AUTOAVALIAÇÃO AES

Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nossa web :
http://www.escolasardoal.com/index.php/projetos/autoavaliacao
Newsletter nº 5 - junho 2017

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Em março último, o Agrupamento recebeu a terceira visita da Inspeção Geral de Educação, naquele que consistiu no último momento desta ação de acompanhamento. O relatório apresentado evidenciou uma apreciação muito positiva do nosso Agrupamento, com enfoque no esforço de toda a comunidade educativa na resolução dos pontos a melhorar identificados: "As atividades previstas, no âmbito das duas ações, foram integralmente cumpridas e contribuíram para a melhoria de algumas das fragilidades identificadas e para a consecução da generalidade dos objetivos traçados. O Agrupamento evidenciou um empenho significativo na concretização do programa de acompanhamento e encarou-o, efetivamente, como uma oportunidade para o desenvolvimento de práticas estruturantes no seio da ação dos departamentos curriculares, como a observação da prática letiva, a articulação vertical e o trabalho colaborativo entre docentes em torno da diferenciação pedagógica e das metodologias de ensino ativas."
Deste modo, o Agrupamento conseguiu responder de forma positiva ao enorme desafio que tinha entre mãos e evidenciar ganhos significativos ao nível das áreas de intervenção objeto da ação de acompanhamento, nomeadamente, na promoção de uma efetiva articulação vertical do currículo e consequente melhoria das aprendizagens e na promoção da supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula, focada nas práticas de diferenciação pedagógica e nas metodologias de ensino ativas e estimulantes para as crianças e alunos.
Contudo, não se pense que o trabalho está concluído. Existe um compromisso por parte do Agrupamento, para a manutenção, implementação e generalização de algumas práticas que são fundamentais para o sucesso educativo, para o próximo ano letivo e para o futuro. Por agora, os resultados são muito animadores e por isso, estamos confiantes e convictos que, todos juntos, iremos conseguir efetivar um desenvolvimento organizacional, com um esforço contínuo pela melhoria da qualidade, na construção de uma escola de excelência.
 
A Equipa de Autoavaliação
 

Sumário
  • Relatório Trimestral  (2º Período)
  • Relatório Final do Plano de Acompanhamento da IGEC (março 2017)
  • Registo e Agenda
 

Relatório Trimestral
→ Relatório Trimestral 2º Período 16.17
 

Registo
Aconteceu  A Ação de Formação  "MENTOR -  Tutorias Autoregulatórias - curso inicial (3ª edição)" , da responsabilidade da Universidade do Minho, em parceria com a Direção Geral de Educação. A Ação  não creditada foi realizada on line, ( MOOC - Massive Open Online Course), foi concluída no dia treze de junho, tendo tido a duração de 5 semanas. 
Também da responsabilidade da Universidade do Minho em parceria com a DGE, encontra-se ainda a decorrer (2 de maio a 26 de junho) um outro Curso Online de Formação "Mentor - Tutorias autorregulatórias" com a duração de 25 horas  e 1 crédito.
 

Aconteceu A Oficina de Formação  "Articulação e Supervisão Pedagógica"  da responsabilidade da Dra Maria Rosa Santos. A Ação é creditada pelo Centro de Formação A23 e tem a duração de 25 horas presenciais e 25 horas não presenciais (2 créditos). A Ação decorreu entre os dias 10 de fevereiro e 19 de maio no Agrupamento de Escolas de Sardoal.
 

Plano de Acompanhamento da IGEC
 → IGEC - 3º e último Relatório de Acompanhamento (março 2017)
 

Agenda
Está a Decorrer    de 11 novembro 2016 a setembro de 2017
uma Ação de Formação intitulada  "Construção do Diagnóstico Organizacional"   no âmbito do processo de Autoavaliação do Agrupamento. A ação é essencialmente sobre o Modelo CAF, um sistema de autoavaliação que se pretende implementar no Agrupamento, este ano letivo. Trata-se de uma Oficina de Formação creditada com uma duração de 35 horas (15h presenciais e 20h de trabalho on line), correspondente a 1,4 créditos. A formadora é a Dra Melissa Marmelo, e a ação está a realizar-se no nosso Agrupamento.
 

 
!-

-->
Ficha Técnica
AUTOAVALIAÇÃO AES

Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nossa web :
http://www.escolasardoal.com/index.php/projetos/autoavaliacao

 
Newsletter nº 4 - março 2017

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Neste número, apresentamos os resultados dos Planos de Ação em curso no nosso Agrupamento, referentes ao primeiro momento de avaliação.
Os resultados do segundo relatório do Plano de Acompanhamento da Ação Educativa (IGEC -outubro 2016), foram globalmente positivos, contudo, foram redefinidos e ajustados alguns novos eixos de atuação.
Assim, este segundo ano de implementação do Plano de Ação de Melhoria tem como objetivos principais:
1- Promover uma efetiva articulação vertical do currículo e consequente melhoria das aprendizagens;
2- Promover a supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula, focalizada nas práticas de diferenciação pedagógica e nas metodologias de ensino ativas e estimulantes para as crianças e alunos;
Neste sentido, e durante o último período, muitas atividades foram já realizadas com vista ao cumprimento destes objetivos. No próximo período, estaremos de volta para divulgar os resultados.
Finalmente, no âmbito da avaliação interna do Agrupamento, apelamos à participação de toda a comunidade para o preenchimento dos questionários CAF.

Obrigado pela colaboração e continuação de bom trabalho.
 

Sumário
  • Relatório Trimestral (1º Período)
  • 2º Plano de Acompanhamento da IGEC
  • Registo e Agenda
 

Registo
Está a Decorrer → de 11 novembro 2016 a setembro de 2017
uma Ação de Formação intitulada "Construção do Diagnóstico Organizacional" no âmbito do processo de Autoavaliação do Agrupamento. A ação é essencialmente sobre o Modelo CAF, um sistema de autoavaliação que se pretende implementar no Agrupamento, este ano letivo. Trata-se de uma Oficina de Formação creditada com uma duração de 35 horas (15h presenciais e 20h de trabalho on line), correspondente a 1,4 créditos. A formadora é a Dra Melissa Marmelo, e a ação está a realizar-se no nosso Agrupamento.
Aconteceu A Ação de Formação "Aprender com a Biblioteca Escolar: Literacias e Novas Tecnologias" da responsabilidade da Dra Alda Serras. A Ação foi creditada pelo Centro de Formação A23 e teve a duração de 15 horas presenciais (0,6 créditos). A ação decorreu no nosso Agrupamento de 15 de outubro a 2 de novembro 2016.
 

Relatório Trimestral
→ Relatório 1º Período 16.17
Plano de Acompanhamento da IGEC
→ IGEC - 2º Relatório de Acompanhamento (outubro 2016)
Agenda
Está a acontecer A Oficina de Formação "Articulação e Supervisão Pedagógica" da responsabilidade da Dra Maria Rosa Santos. A Ação é creditada pelo Centro de Formação A23 e tem a duração de 25 horas presenciais e 25 horas não presenciais (0,6 créditos). A Ação decorre entre os dias 10 de fevereiro e 19 de maio no Agrupamento de Escolas de Sardoal.
 

 
!-

-->
Ficha Técnica
AUTOAVALIAÇÃO AES

Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nossa web :
http://www.escolasardoal.com/index.php/projetos/autoavaliacao

 
Newsletter nº 3 - outubro 2016

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Chegámos ao fim do 1º ano de implementação do Plano de Ação de Melhoria do Agrupamento. Muito foi feito mas muito ainda continua por fazer.
Neste momento, importa sublinhar o esforço e empenho de toda a comunidade educativa na implementação das atividades que sustentaram as 5 ações previstas no PAM inicial.
O caminho foi difícil mas os primeiros resultados começam a aparecer. Pelo meio, fomos sujeitos a um Plano de Acompanhamento da Ação Educativa por parte da IGEC.
As orientações que deixaram ao Agrupamento foram muito importantes, na medida em que validaram o trabalho realizado até ao momento, permitindo-nos reformular algumas das ações de melhoria e, ao mesmo tempo, direcionar o foco das atenções para o presente ano letivo.
Este "novo" PAM será igualmente mais um grande desafio para todos nós, mas estamos convictos de que, todos juntos, conseguiremos alcançar os nossos objetivos.
Bom trabalho e bom ano letivo.
A equipa de Autoavaliação
 
 
Sumário
  • Relatório Trimestral (3º Período)
  • Plano de Acompanhamento da IGEC
  • Resultados Escolares
  • Monitorização do Projeto Educativo
  • Registo e Agenda
 

Relatório Trimestral
→ Relatório 3º Período 15.16
 

Resultados Escolares
→ Resultados Escolares 2015.16
 
 
Registo
Aconteceu no dia 3 junho o
Seminário "Sardoal - XX Seminário ESCXEL, com a presença do Secretário de Estado da Educação Professor Doutor João Costa e com o Presidente do Conselho Nacional de Educação e Coordenador da Rede ESCXEL Professor Doutor José David Justino , no Centro Cultural Gil Vicente em Sardoal.
Aconteceu → de 7 maio a 18 junho
uma Acção de Formação intitulada "Ferramentas, técnicas e aplicações dos Quadros Interativos". Tratou-se de uma Oficina de Formação creditada com uma duração de 30 horas (15 presenciais e 15 de trabalho autónomo), correspondente a 1,2 créditos. O formador foi o Professor Pedro Heitor e a ação realizou-se no nosso Agrupamento.
Plano de Acompanhamento da IGEC
→ IGEC - abril 2016
 

Monitorização do PE
→ Metas 15.16
 

Agenda
Vai acontecer A Ação de Formação "Aprender com a Biblioteca Escolar: Literacias e Novas Tecnologias Tecnologias" da responsabilidade da Dra Alda Serras. A Ação é creditada pelo Centro de Formação A23 e tem a duração de 15 horas presenciais (0,6 créditos). As inscrições podem ser feitas nos Serviços Admnistrativos até ao próximo dia 15 de outubro e a ação terá o seu inicío a 2 de novembro no nosso Agrupamento.
 

Ficha Técnica
AUTOAVALIAÇÃO AES

Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nossa web :
http://www.escolasardoal.com/index.php/projetos/autoavaliacao
Newsletter nº 2 - abril 2016

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Neste número apresentamos os resultados apurados no último trimestre, relativamente aos Planos de Melhoria em curso no nosso Agrupamento. Vamos ainda divulgar um historial do processo de autoavaliação no nosso Agrupamento, assim como o resultado de um pequeno inquérito aos professores, sobre o impacto do processo de Autoavaliação em curso. Por fim, terminamos com a nossa habitual agenda. Continuação de um bom trabalho.
A Equipa de Autoavaliação.
 

Sumário
  • Relatório Trimestral
  • Documental: a história da autoavaliação no AES
  • O Impacto da Autoavaliação no Agrupamento
  • Agenda
 

Relatório Trimestral
Clica na imagem
O Impacto da Autoavaliação
Clica na imagem
 

Registo
Aconteceu no dia 27 janeiro a
Ação de Formação: "Diferenciar para Incluir e Melhorar Aprendizagens", ministrada pela Doutora Isabel Fialho (Universidade de Évora), no Centro
Cultural Gil Vicente em Sardoal.
 

Documental
Clica na imagem
Agenda
Vai acontecer "A Ação de Formação - "Decreto-Lei 3/ 2008: Medidas Educativas" -, prevista para o dia 23 de março, irá ter lugar no dia 29 de junho. Esta Ação será ministrada pela Dr.ª Zelinda Henriques e pela Dr.ª Linda Vaz, docentes no Agrupamento de Escolas de Ansião e formadoras no Centro de Formação CENFORMAZ . A Ação decorrerá no Centro Cultural Gil Vicente das 10h às 13h e das 14h às 17h.
 

 

Ficha Técnica
Autoavaliação · Agrupamento de Escolas de Sardoal
Tapada da Torre · Sardoal 2230-161 · Portugal


Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.