bem vindomoucho

Manuais Escolares - ano letivo 2017/ 2018

Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Sardoal de que se encontram já afixadas, na escola sede do Agrupamento, as listas de manuais escolares adotados para o ano letivo de 2017/ 2018.

 

Manuais Escolares Secundário 2017-2018

Manuais Escolares 3º CEB 2017-2018

Manuais Escolares 2º CEB 2017-2018

Manuais Escolares 1º CEB 2017-2018

Lista de Material 1º CEB 2017-2018

Nota informativa - Manuais 1º CEB

De acordo com a Nota Informativa divulgada pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em 25 de maio de 2017, “a aquisição dos manuais escolares que serão em 2017/2018 distribuídos gratuitamente aos alunos de todo o 1.º ciclo do ensino básico, bem como a todos os alunos abrangidos pela ASE, procederseá nos termos do ano anterior (vide Nota Informativa n.º2/2016, emitida pela DireçãoGeral dos Estabelecimentos Escolares em 29 de junho de 2016).”

À escola competirá fazer a aquisição e ser depositária destes manuais, que serão entregues aos Encarregados de Educação, a partir do dia 04 de setembro de 2017. No ato da entrega do manual, o Encarregado de Educação assinará uma declaração confirmando a receção do mesmo e declarando que, no final do ano, no prazo que vier a ser estipulado, o devolverá à escola em bom estado (decorrente de uma utilização normal e zelosa). A não devolução dos manuais será penalizada com a obrigação de devolver à escola o valor integral dos mesmos.

Ressalve-se que a aquisição das fichas de trabalho/ cadernos de atividades será da responsabilidade dos Encarregados de Educação. 

 

 

Newsletter nº 5 - junho 2017

AUTOAVALIAÇÃO

Editorial
Em março último, o Agrupamento recebeu a terceira visita da Inspeção Geral de Educação, naquele que consistiu no último momento desta ação de acompanhamento. O relatório apresentado evidenciou uma apreciação muito positiva do nosso Agrupamento, com enfoque no esforço de toda a comunidade educativa na resolução dos pontos a melhorar identificados: "As atividades previstas, no âmbito das duas ações, foram integralmente cumpridas e contribuíram para a melhoria de algumas das fragilidades identificadas e para a consecução da generalidade dos objetivos traçados. O Agrupamento evidenciou um empenho significativo na concretização do programa de acompanhamento e encarou-o, efetivamente, como uma oportunidade para o desenvolvimento de práticas estruturantes no seio da ação dos departamentos curriculares, como a observação da prática letiva, a articulação vertical e o trabalho colaborativo entre docentes em torno da diferenciação pedagógica e das metodologias de ensino ativas."
Deste modo, o Agrupamento conseguiu responder de forma positiva ao enorme desafio que tinha entre mãos e evidenciar ganhos significativos ao nível das áreas de intervenção objeto da ação de acompanhamento, nomeadamente, na promoção de uma efetiva articulação vertical do currículo e consequente melhoria das aprendizagens e na promoção da supervisão da prática letiva em contexto de sala de aula, focada nas práticas de diferenciação pedagógica e nas metodologias de ensino ativas e estimulantes para as crianças e alunos.
Contudo, não se pense que o trabalho está concluído. Existe um compromisso por parte do Agrupamento, para a manutenção, implementação e generalização de algumas práticas que são fundamentais para o sucesso educativo, para o próximo ano letivo e para o futuro. Por agora, os resultados são muito animadores e por isso, estamos confiantes e convictos que, todos juntos, iremos conseguir efetivar um desenvolvimento organizacional, com um esforço contínuo pela melhoria da qualidade, na construção de uma escola de excelência.
 
A Equipa de Autoavaliação
 

Sumário
  • Relatório Trimestral  (2º Período)
  • Relatório Final do Plano de Acompanhamento da IGEC (março 2017)
  • Registo e Agenda
 

Relatório Trimestral
→ Relatório Trimestral 2º Período 16.17
 

Registo
Aconteceu  A Ação de Formação  "MENTOR -  Tutorias Autoregulatórias - curso inicial (3ª edição)" , da responsabilidade da Universidade do Minho, em parceria com a Direção Geral de Educação. A Ação  não creditada foi realizada on line, ( MOOC - Massive Open Online Course), foi concluída no dia treze de junho, tendo tido a duração de 5 semanas. 
Também da responsabilidade da Universidade do Minho em parceria com a DGE, encontra-se ainda a decorrer (2 de maio a 26 de junho) um outro Curso Online de Formação "Mentor - Tutorias autorregulatórias" com a duração de 25 horas  e 1 crédito.
 

Aconteceu A Oficina de Formação  "Articulação e Supervisão Pedagógica"  da responsabilidade da Dra Maria Rosa Santos. A Ação é creditada pelo Centro de Formação A23 e tem a duração de 25 horas presenciais e 25 horas não presenciais (2 créditos). A Ação decorreu entre os dias 10 de fevereiro e 19 de maio no Agrupamento de Escolas de Sardoal.
 

Plano de Acompanhamento da IGEC
 → IGEC - 3º e último Relatório de Acompanhamento (março 2017)
 

Agenda
Está a Decorrer    de 11 novembro 2016 a setembro de 2017
uma Ação de Formação intitulada  "Construção do Diagnóstico Organizacional"   no âmbito do processo de Autoavaliação do Agrupamento. A ação é essencialmente sobre o Modelo CAF, um sistema de autoavaliação que se pretende implementar no Agrupamento, este ano letivo. Trata-se de uma Oficina de Formação creditada com uma duração de 35 horas (15h presenciais e 20h de trabalho on line), correspondente a 1,4 créditos. A formadora é a Dra Melissa Marmelo, e a ação está a realizar-se no nosso Agrupamento.
 

 
!-

-->
Ficha Técnica
AUTOAVALIAÇÃO AES

Nosso e-mail:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Nossa web :
http://www.escolasardoal.com/index.php/projetos/autoavaliacao

 

cartaz oferta formativa Prof



A Diretora do Agrupamento,

Ana Paula Faustino Sardinha